Compartilhar diretórios e discos com Samba

draksambashare

Introdução

Samba é um protocolo utilizado em diferentes sistemas operacionais para compartilhar alguns recursos como diretórios ou impressoras. Esta ferramenta permite-lhe configurar a máquina como um servidor Samba utilizando o protocolo SMB/CIFS. Este protocolo também é usado pelo Windows(R) e estações de trabalho com este sistema operacional pode acessar os recursos do servidor Samba.

preparação

Para ser acessados ​​a partir de outras estações de trabalho, o servidor tem de ter um endereço IP fixo. Isso pode ser especificado diretamente no servidor, por exemplo, com , ou no servidor DHCP que identifica a estação com seu endereço MAC e dar-lhe sempre o mesmo endereço. O firewall também tem de permitir que os pedidos de entrada para o servidor Samba.

Wizard - servidor Standalone

Na primeira execução, as ferramentas [36] se os pacotes necessários estão instalados e propõe para instalá-los, se eles ainda não estão presentes. Em seguida, o assistente para configurar o servidor Samba é lançado.

Na janela seguinte, a opção de configuração de servidor Standalone já está selecionado.

Em seguida, especifique o nome do grupo de trabalho. Este nome deve ser o mesmo para o acesso aos recursos compartilhados.

O nome NetBIOS é o nome que vai ser usado para designar o servidor da rede.

Escolha o modo de segurança:

  • usuário : o cliente deve ser autorizado a acessar o recurso

  • share: o cliente autentica-se separadamente para cada ação

Você pode especificar quais hosts estão autorizados a acessar os recursos, com o endereço IP ou nome do host.

Especifique o banner do servidor. O banner é a forma como este servidor será descrito nas estações de trabalho do Windows.

O lugar onde Samba pode registrar informações podem ser especificadas na próxima etapa.

O assistente exibe uma lista dos parâmetros escolhidos antes de aceitar a configuração. Quando aceito, a configuração será escrito em / etc/samba/smb.conf.

Wizard - controlador de domínio primário

Se a opção "controlador de domínio primário" for selecionado, o assistente pede indicação se ganha é apoiar ou não, e para fornecer aos usuários de administrador nomes. Os passos seguintes são, em seguida, o mesmo que para o servidor autônomo, exceto que você pode escolher também o modo de segurança:

  • domínio: fornece um mecanismo para armazenar todos os usuários e grupos de contas em uma, compartilhada, repositório conta central. O repositório centralizado conta é compartilhado entre os controladores (segurança).

Declare um diretório para compartilhar

Com o botão Adicionar, temos:

Uma nova entrada é assim, acrescentou. Ele pode ser modificado com o botão Modificar. As opções podem ser editadas, como se o diretório é visível para o público, gravável ou navegável. O nome do compartilhamento não pode ser modificado.

entradas de menu

Quando a lista tem pelo menos uma entrada, entrada de menu pode ser usado.

Arquivo|Escrever conf. Salve a configuração atual em /etc/samba/smb.conf.

Servidor Samba|Configurar. O assistente pode ser executado novamente com este comando.

Servidor Samba|Restart. O servidor está parado e reiniciado com os arquivos de configuração atuais.

Servidor Samba|Recarregar. A configuração apresentada é recarregado a partir dos arquivos de configuração atual.

compartilhar Impressoras

Samba também permite que você compartilhe impressoras.

usuários do Samba

Neste guia, você pode adicionar usuários que têm permissão para acessar os recursos compartilhados quando a autenticação é necessária. Você pode adicionar usuários de



[36] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando draksambashare como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 01/07/2015
loading table of contents...