Configure o sistema de inicialização

drakboot --boot

Se você estiver usando um sistema UEFI, a interface do usuário é um pouco diferente pois você não pode escolher o carregador de inicialização do sistema (lista de sistemas instalados) uma vez que apenas um está disponível.

esta ferramenta [48] permite que você configure as opções de inicialização (escolha do bootloader, defina uma senha, o padrão de inicialização, etc)

Pode ser encontrada na aba Inicialização no Centro de Controle Mageia chamado "Configurar sistema de inicialização".

Atenção

Não use esta ferramenta se você não sabe exatamente o que você está fazendo. Alterando algumas configurações podem impedir a sua máquina de inicializar de novamente!

Na primeira parte, chamada Bootloader, é possível escolher qual Bootloader usar, Grub ou Lilo, e com uma gráfica ou um menu de texto. É apenas uma questão de gosto, não há outras consequências. Você também pode configurar o dispositivo de inicialização, não mude nada aqui a não ser que você seja um especialista. O dispositivo de inicialização é onde o bootloader está instalado e qualquer modificação pode impedi-lo de máquina inicializar.

Na segunda parte, chamada principais opções, você pode definir o atraso antes da inicialização da imagem padrão , em segundos. Durante esse atraso, grub ou Lilo irá exibir a lista de sistemas operacionais disponíveis, solicitando que você faça a sua escolha, se nenhuma seleção for feita, o bootloader irá arrancar o padrão uma vez que o atraso decorre.

Na terceira e última parte, chamada Segurança, é possível definir uma senha.

O botão Avançado dá algumas opções extras.

Enable ACPI:

ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) é um padrão para o gerenciamento de energia. Ele pode economizar energia, parando os dispositivos não utilizados, este foi o método usado antes do APM. Marque esta caixa se o seu hardware é compatível com ACPI.

Enable SMP:

SMP significa symmetric multi processadores, é uma arquitetura para processadores multicore.

Nota

Se você tem um processador com HyperThreading, Mageia vai vê-lo como um processador dual e ativar o SMP.

Habilitar APICeHabilitar APIC Local:

APIC significa Advanced Controlador de interrupção programável. Há dois componentes no sistema Intel APIC, o local APIC (LAPIC) e APIC / S. A uma rotas as interrupções que os recebe autos periféricos para uma ou mais APICs locais que estão no processador. É realmente útil para sistemas multi-processador. Alguns computadores têm problemas com o sistema APIC o que pode causar congelamentos ou detecção de dispositivo incorreto (mensagem de erro "espuria 8259A interrupção: IRQ7 "). Neste caso, desative APIC e / ou APIC Local.

Na Próxima tela, você pode ver a lista de todas as entradas disponíveis no momento da inicialização. O padrão é um asterisco. Para alterar a ordem das entradas do menu, clique sobre as setas para cima ou para baixo para mover o item selecionado. Se você clicar emAdicionar ou Modificar, aparece uma nova janela para adicionar uma nova entrada no menu Grub ou modificar um já existente. Você precisa estar familiarizado com o LILO ou GRUB para ser capaz de usar essas ferramentas.

O campo Rótulo é de forma livre, escreva aqui o que você deseja ser exibido no menu. Ele corresponde ao Grub comando "título ". Por exemplo: Mageia 3.

O campo Imagem contém o nome do kernel. Ele corresponde ao Grub comando "do kernel". Por exemplo /boot /vmlinuz.

O campo Raiz contém o nome do dispositivo onde o kernel está armazenado. Ele corresponde ao Grub comando "root". Por exemplo, (hd0, 1).

O Anexo contém as opções a serem dadas para o kernel no momento da inicialização.

Se a caixa Padrão estiver marcada, o Grub irá inicializar esta entrada por padrão.

Na tela extra chamado de Avançado, é possível escolher o modo Vídeo, um arquivoinitrd e perfil da rede, veja “Gerenciar diferentes perfis de rede”, nas listas drop-down.



[48] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando drakboot --boot como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 01/07/2015
loading table of contents...