Esta ferramenta [35] permite declarar que compartilhar diretórios para ser acessível a todos os usuários da máquina. O protocolo utilizado para isto é que o SMB foi popularizado nos sistemas Windows(R). O diretório compartilhado estará disponível diretamente na inicialização. Diretórios compartilhados também podem ser acessados diretamente em uma única sessão por um usuário com ferramentas como navegadores de arquivos.
Antes de iniciar a ferramenta, é uma idéia boa para declarar os nomes dos servidores disponíveis, por exemplo, com “Hosts definições”
Selecione
para obter uma lista de servidores que compartilham diretórios.Clique no nome do servidor e em > antes do nome do servidor para exibir a lista dos diretórios compartilhados e selecione o diretório que você deseja acessar.
O
estará disponível, você tem que especificar onde montar o diretório.Depois de escolher o ponto de montagem, pode ser montado com o
. Você também pode verificar e alterar algumas opções com as .Em opções, você pode especificar o nome de usuário e a senha daqueles capazes de se conectar ao servidor SMB. Depois de montar o diretório, você pode desmontá-lo com o mesmo botão.
Depois de aceitar a configuração com o botão Feito, uma mensagem irá perguntar "Você deseja salvar o arquivo /etc/fstab modificado". Salvando, permitirá diretório para disponibilizada a cada inicialização, se a rede está acessível. O novo diretório estará disponível no seu navegador de arquivos, por exemplo, em dolphin.