Quando o assistente [38] é lançado pela primeira vez, ele pode exibir a seguinte mensagem:
O pacote nfs-utils precisa ser instalado. Você quer instalá-lo?
Após concluir a instalação, uma janela com uma lista vazia é exibida.
É exibida uma lista de diretórios que são compartilhados. Neste passo, a lista está vazia. O
dá acesso a uma ferramenta de configuração.A ferramenta de configuração é chamado "Modify entry". Ele também pode ser lançado com o botão
. Os seguintes parâmetros estão disponíveis.Aqui você pode especificar qual diretório é para ser compartilhado. O botão
dá acesso a um navegador para escolhê-lo.Aqui você pode especificar os anfitriões que estão autorizados a acessar o diretório compartilhado.
Clientes NFS pode ser especificado em uma série de maneiras:
único host: uma série ou de um nome abreviado reconhecido ser a resolver, o nome de domínio totalmente qualificado ou um endereço IP
netgroups: netgroups NIS pode ser dada como @grupo.
wildcards: nomes de máquina podem conter os caracteres curinga * e ?. Por exemplo: *.cs.foo.edu corresponde a todos os anfitriões no domínio cs.foo.edu.
redes IP: você também pode exportar listas para todos os hosts em uma rede IP (sub-) simultaneamente. Por exemplo, tanto `/ 255.255.252.0 'ou` /22' anexado ao endereço de base da rede.
mapa usuário root como anônimo: mapas pedidos de uid/gid 0 para o anônimo uid/gid (root_squash). O usuário root do cliente não pode ler ou gravar os arquivos no servidor que são criados pela raiz no próprio servidor.
permitir o acesso remoto via raiz: desplugar a raiz. Esta opção é útil principalmente para clientes sem disco (no_root_squash).
mapear todos os usuários para usuário anônimo: mapeia todos os UIDs e GIDs para o usuário anônimo (all_squash). Útil para diretórios FTP público NFS-exportados, diretórios notícias carretel, etc A opção oposta há nenhum usuário mapeamento UID (no_all_squash), que é a configuração padrão.
anonuid e anongid: definir explicitamente o uid e gid da conta anônima.
Secured Conexão: esta opção requer que os pedidos têm origem em uma porta internet menos de IPPORT_RESERVED (1024). Esta opção é ativada por padrão.
Read-Only share: permitir ou apenas ler ou ler e escrever pedidos neste volume NFS. O padrão é não permitir qualquer pedido que muda o sistema de arquivos. Isso também pode ser explicitado por usar esta opção.
acesso Synchronous: impede que o servidor NFS de violar o protocolo NFS e para responder aos pedidos antes de quaisquer alterações feitas por estes pedidos foram cometidos para armazenamento estável (por exemplo, unidade de disco).
Subtree verificação: ativar a verificação sub-árvore que pode ajudar a melhorar a segurança, em alguns casos, mas pode diminuir a confiabilidade. Veja as exportações (5) man page para obter mais detalhes.
Até agora, a lista tem pelo menos uma entrada.