Configuração Gráfica

Configuração da placa de vídeo e do monitor

Não importa qual ambiente gráfico (também conhecido como ambiente de desktop) você escolheu para esta instalação do Mageia, eles são todos baseados em um sistema de interface gráfica chamado X Window System, ou simplesmente X. Então para o KDE Plasma, GNOME, LXDE ou qualquer outro ambiente gráfico para funcionar bem, as seguintes configurações do X precisam estar corretas.

Escolha as configurações apropriadas manualmente se achar que os detalhes estão incorretos ou se nenhum deles é exibido.

  • Placa de vídeo

    Se você precisa usá-la, você deve selecionar uma placa específica da lista expansível. Veja Choose an X Server (Configure your Graphic Card).

  • Monitor

    Você pode escolher Plug 'n Play, se for aplicável, ou escolher seu monitor pela lista de Fabricanteou Genéricos. Escolha Personalizado se você preferir setar manual as taxas de frequência horizontal e vertical do seu monitor. Veja Choosing your Monitor.

  • Resolução

    A resolução e profundidade de cor do seu monitor podem ser definidas aqui.

  • Testar

    O botão de teste não está sempre disponível durante a instalação. Se esta opção está disponível, e você testar suas configurações, você sempre será questionado para confirmar que suas configurações estão corretas. Se você responder Sim, as configuração serão mantidas. Se você não visualizar nada, você retornará para as configurações da tela e estará disponível para reconfiguração até que o resultado do teste seja satisfatório. Se a opção de teste não está disponível, então certifique-se que suas configuração estão em modo seguro.

  • Opções

    Aqui você consegue escolher habilitar ou desabilitar varias opções.

Atenção

Existe o risco de danificar um monitor se você escolher taxas de atualização que estejam fora da faixa de frequência do monitor. Isso se aplica a monitores CRT mais antigos: monitores modernos rejeitam uma frequência não suportada e normalmente entram no modo de espera.

Escolha um Servidor X (Configure sua Placa de Vídeo)

DrakX tem um banco de dados muito completo de placas de vídeo e geralmente identifica corretamente o seu dispositivo.

Se o instalador não detectou corretamente sua placa de vídeo e você sabe identificá-la, você pode selecioná-la a partir da árvore, escolhendo:

  • Fabricante

  • então a marca da sua placa

  • e o modelo da placa

Se você não conseguir encontrar o seu drive nas listas de fornecedores (porque ainda não está no banco de dados ou é um drive mais antigo), você pode encontrar um driver adequado no banco de dados categoria Xorg, que fornece mais de 40 drivers de placa de vídeo genéricos e de código aberto. Se você ainda não consegue encontrar um driver específico para sua placa, existe a opção de usar o driver VESA, que fornece recursos básicos.Xorg, que fornece mais de 40 drivers de placa de vídeo genéricos e de código aberto. Se você ainda não consegue encontrar um driver específico para sua placa, existe a opção de usar o driver VESA, que fornece recursos básicos.

Cuidado

Esteja ciente de que, se você selecionar um driver incompatível, poderá ter acesso somente à Interface de Linha de Comando .

Alguns fabricantes de placas de vídeo fornecem drivers proprietários para o Linux, que podem estar disponíveis apenas no repositório Nonfree e, em alguns casos, apenas nos sites dos fabricantes de cartões. O repositório Nonfree precisa estar explicitamente habilitado para acessá-los. Se você não habilitou anteriormente, você deve fazer isso após a primeira reinicialização.

Escolhendo seu Monitor

DrakX tem um banco de dados bastante extenso de monitores e geralmente identificará corretamente o seu.

Atenção

Selecionar um monitor com características diferentes pode danificar seu monitor ou hardware de vídeo. Por favor, não tente algo sem saber o que está fazendo. Em caso de dúvida, você deve consultar a documentação do seu monitor.

Personalizar

Esta opção permite que você defina dois parâmetros críticos: a taxa de atualização vertical e a taxa de sincronização horizontal. A atualização vertical determina com que frequência a tela é atualizada e a sincronização horizontal é a taxa na qual as linhas de varredura são exibidas.

É MUITO IMPORTANTE que você não especifique um tipo de monitor com uma gama de sincronização que está além das capacidades do seu equipamento: você pode danificá-lo. Em caso de dúvidas, escolha uma configuração conservadora e consulte a documentação de seu monitor.

Plug'n Play

Esta é a opção padrão e tenta automaticamente determinar o tipo de monitor do banco de dados do monitor.

Fabricante

Se o instalador não detectou corretamente o seu monitor e você sabe qual deles possui, você pode escolher entre as opções selecionando:

  • Fabricante

  • Modelo do monitor

Genérico

A seleção desse grupo listará aproximadamente 30 configurações de tela, como 1024x768 @ 60Hz, e incluirá telas de tela plana usadas em laptops. Geralmente, esse é um bom grupo de seleção de monitores se você precisar usar o driver da placa VESA quando o hardware de vídeo não puder ser determinado automaticamente. Mais uma vez, pode ser prudente ser conservador em suas seleções.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 11/03/2021
loading table of contents...