Firewall

Esta seção permite configurar algumas regras de "firewall" simples: elas determinam qual tipo de mensagem da internet será aceito pelo sistema destino. Isso, por sua vez, permite que os serviços correspondentes, no sistema, sejam acessíveis pela internet.

Na configuração padrão (nenhum botão está marcado), nenhum serviço do sistema pode ser acessado pela rede. A opção Tudo (sem firewall) permite acesso a todos os serviços da máquina - uma opção que não faz muito sentido no contexto do instalador, pois criaria um sistema totalmente desprotegido. Seu verdadeiro uso está no Centro de Controle Mageia (que usa o mesmo layout de GUI) para desabilitar temporariamente todo o conjunto de regras do firewall para fins de teste e depuração.

Todas as outras opções são mais ou menos auto-explicativas. Como exemplo, você ativará o servidor CUPS se quiser que as impressoras em sua máquina sejam acessíveis a partir da rede.

Avançado

A opção Avançado abre uma janela onde você pode ativar uma série de serviços digitando uma lista de serviços (separados em branco)

<port-number>/<protocol>

- <port-number> is the value of the port assigned to the service you want to enable (e.g. 873 for the RSYNC service) as defined in RFC-433;
- <protocol> is one of TCP or UDP - the internet protocol that is used by the service.

Por exemplo, a entrada para permitir o acesso ao serviço RSYNC é, portanto, de 873/tcp.

Caso um serviço seja implementado para usar ambos os protocolos, você especifica 2 casais para a mesma porta.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 11/03/2021
loading table of contents...