Software

Seleção de Mídia

Informações complementares de instalação

Esta tela mostra a lista de repositórios já reconhecidos. Você pode adicionar outras fontes para pacotes, como um disco óptico ou um repositório remoto. A seleção da fonte determina quais pacotes estarão disponíveis durante as etapas subsequentes.

Para instalação via rede, siga os seguintes passos:

  1. Escolhendo e ativando a rede, se ainda não estiver ativo.

  2. Selecionando um espelho ou especificando uma URL (primeira informação). Ao selecionar um espelho, você tem acesso à seleção de todos os repositórios mantidos pelo Mageia, como o Nonfree , os repositórios Tainted e as Atualizações. Com a URL, você pode informar um repositório específico ou sua própria instalação NFS.

Nota

Se você estiver atualizando uma instalação de 64-bit que pode conter alguns pacotes de 32-bit, é recomendável usar essa tela para adicionar um espelho on-line, selecionando um dos protocolos de rede aqui. O ISO de DVD de 64-bit contém apenas pacotes de 64-bit e noarch, ele não poderá atualizar os pacotes de 32-bit. No entanto, depois de adicionar um espelho online, o instalador encontrará os pacotes de 32-bit necessários.

Mídia Disponível

Aqui você tem uma lista dos repositórios disponíveis. Nem todos os repositórios estarão disponíveis, dependendo do tipo de mídia que você estiver usando para a instalação. A seleção do repositório determinará quais pacotes estarão disponíveis para seleção durante os próximos passos.

  • O repositório Core não pode ser desabilitado uma vez que ele contém a base da distribuição.

  • O repositório Nonfree inclui pacotes que são gratuitos, ou seja, a Mageia pode redistribuí-los, mas eles contêm software de código fechado (daí o nome - Nonfree). Por exemplo, este repositório inclui drivers proprietários da placa gráfica NVidia e AMD, firmware para várias placas WiFi, etc.

  • O repositório Tainted inclui pacotes lançados sob uma licença livre. O principal critério para colocar pacotes neste repositório é que eles podem infringir patentes e leis de direitos autorais em alguns países, por exemplo, "codecs" multimídia necessários para reproduzir vários arquivos de áudio / vídeo; pacotes necessários para reproduzir DVDs de vídeo comercial, etc.

Seleção de Área de Trabalho

Algumas escolhas feitas aqui abrirão outras telas com opções relacionadas.

Após a(s) etapa(s) de seleção, você verá uma apresentação de slides durante a instalação dos pacotes necessários. A apresentação de slides pode ser desativada pressionando o botão Detalhes.

  • Escolha se você prefere usar como ambiente de área de trabalho KDE Plasma ou GNOME. Ambos vêm com um conjunto completo de aplicativos e ferramentas úteis.

  • Selecione Personalizado se não desejar usar (ou se desejar usar ambos) ou se quiser modificar as opções de software padrão para esses ambientes da área de trabalho. A área de trabalho do LXDE, por exemplo, é mais leve que as duas anteriores, com menos recurso visual e menos pacotes instalados por padrão.

Seleção de Grupo de Pacotes

Os pacotes são organizados em grupos comuns, para facilitar a escolha do que você precisa em seu sistema. Os grupos são bastante autoexplicativos, no entanto, mais informações sobre o conteúdo de cada uma estão disponíveis nas dicas de ferramentas que se tornam visíveis à medida que o mouse passa sobre elas.

  • Área de trabalho

  • Servidor

  • Ambiente Gráfico

  • Seleção Individual de Pacotes: você pode usar esta opção para adicionar ou remover pacotes manualmente

Veja Minimal Install para instruções sobre como fazer uma instalação mínima (sem ou com o X & IceWM).

Instalação Mínima

A Instalação Mínima é destinada àqueles com usos específicos em mente para a Mageia, como um servidor ou uma estação de trabalho específica. Você provavelmente usará essa opção combinada com a opção Seleção de pacote individual para ajustar sua instalação. VejaChoose Packages Tree.

  • Você pode escolher uma instalação mínima, desmarcando tudo na tela Seleção de grupo de pacotesChoose Package Groups,

    Se desejar, você pode marcar adicionalmente a opção Seleção de pacote individual na mesma tela.

  • Se você escolher este método de instalação, a tela (veja a imagem abaixo) oferecerá alguns pacotes extras úteis para instalação, como documentação e X.

    Se a opção com X estiver selecionada, o IceWM (um ambiente de área de trabalho leve) também será incluído.

A documentação básica é fornecida na forma de páginas man e info. Ele contém as páginas man do Projeto de Documentação do Linux e as páginas de informações do GNU coreutils.

Escolha Pacotes Individuais

Aqui você pode adicionar ou remover qualquer pacote extra para personalizar sua instalação.

Depois de fazer sua escolha, você pode clicar no ícone do disquete na parte inferior da página para salvar sua opção de pacotes (salvar em um disco USB também funciona). Você pode então usar este arquivo para instalar os mesmos pacotes em outro sistema, pressionando o mesmo botão durante a instalação e escolhendo carregá-lo.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/07/2019
loading table of contents...