Principais Opções do Gerenciador de Inicialização

Com um sistema Bios

Se você preferir que as configurações do gerenciador de inicialização (bootloader) sejam diferentes daquelas escolhidas automaticamente pelo instalador, você pode alterá-las aqui.

Você pode já ter outro sistema operacional em sua máquina, neste caso, você precisa decidir se deseja adicionar a Mageia no seu gerenciador de inicialização existente, ou permitir que a Mageia crie um novo.

Dica

O menu gráfico Mageia é agradável:

Usando o Gerenciador de Inicialização da Mageia

Por padrão, Mageia grava um novo bootloader (legado) de GRUB no MBR (Master Boot Record) do seu disco rígido primeiro. Se você já tem outros sistemas operacionais instalados, a Mageia tenta adicioná-los ao seu novo menu de inicialização do Mageia.

A Mageia agora oferece também o GRUB2 como gerenciador de inicialização opcional, em adição ao GRUB original e Lilo.

Atenção

Sistemas Linux que utilizam o bootloader do GRUB2 não são atualmente suportados pelo GRUB (legado) e não serão reconhecidos se o bootloader GRUB padrão é usado.

A melhor solução neste caso é utilizar o gerenciador de inicialização GRUB2 que está disponível na página de resumo durante a instalação.

Usando um Gerenciador de Inicialização existente

Se você decidir usar um Gerenciador de Inicialização existente, então você precisa se lembrar de PARAR na página de resumo durante a instalação e clicar no botão Configurar "Gerenciador de Inicialização", o que permitirá que você mude o local de instalação do Gerenciador de Inicialização.

Não selecione um dispositivo e.g."sda", ou você irá sobrescrever sua MBR existente. Você deve selecionar a partição raiz que você escolheu durante a fase de particionamento mais cedo, por exemplo, sda7.

Para ficar claro, sda é um dispositivo, sda7 é uma partição.

Dica

Ir para tty2 com Ctrl+Alt+F2 e tecle df para verificar onde a partição / (raiz) está. Ctrl+Alt+F7 leva você de volta para a tela do instalador.

O procedimento exato para adicionar o seu sistema Mageia ao Gerenciador de Inicialização existente, está além do escopo desta ajuda, no entanto, na maioria dos casos irá envolver a execução adequado de um programa de instalação do Gerenciador de Inicialização, que deve detectá-lo e adicioná-lo automaticamente. Consulte a documentação para o sistema operacional em questão.

Opções Avançadas do Gerenciador de Inicialização

Se você tiver espaço em disco muito limitado para a partição / (raiz) que contém /tmp, clique em Avançado e marque a caixa Limpar /tmp a cada inicialização. Isto ajuda a obter algum espaço livre adicional.

Com um sistema UEFI

Com um sistema UEFI, a interface do usuário é um pouco diferente, como você não pode escolher o gestor de arranque uma vez apenas Grub2-efi está disponível.

Se a Mageia é o primeiro sistema instalado no seu computador, o instalador criou um ESP (partição de sistema EFI) para receber o bootloader (Grub2-efi). Se já havia sistemas operacionais UEFI previamente instalado no seu computador (Windows 8 por exemplo), o instalador detectou o ESP existente criado pelo Windows e adicionados o grub2-efi Mageia. Embora seja possível ter vários ESPs, aconselha-se única e suficiente seja qual for o número de sistemas operacionais que você tem.

Não modifica o "Boot Device", a menos que realmente saber o que fazer.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/10/2016
loading table of contents...