Particionamento

Nesta tela você pode ver o conteúdo do seu(s) disco(s) rígido(s) e ver as soluções que o assistente de particionamento DrakX encontrou para onde instalar Mageia.

As opções disponíveis na lista abaixo irão variar, dependendo do layout e do conteúdo específicos do(s) seu(s) disco(s) rígido(s).

  • Utilizar as partições existentes

    Se esta opção estiver disponível, então partições existentes compatíveis com o Linux foram encontrados e podem ser utilizadas para a instalação.

  • Usar o espaço livre

    Se você tiver espaço não utilizado em seu disco rígido, então esta opção irá usá-lo para a sua nova instalação da Mageia.

  • Use o espaço livre na partição do Windows

    Se você tiver espaço não utilizado em uma partição existente do Windows, o instalador pode oferecer para usá-lo.

    Esta pode ser uma maneira útil de obter espaço para a sua nova instalação da Mageia, mas é uma operação arriscada, por isso você deve ter a certeza de ter um backup de todos os arquivos importantes!

    Note que isto envolve a redução do tamanho da partição do Windows. A partição deve ser "limpa", o que significa que o Windows deve ter fechado corretamente na última vez que foi usado. Deve também ter sido desfragmentado, embora isto não seja uma garantia de que todos os arquivos da partição foram movidos para fora da área que está prestes a ser usada. É altamente recomendável fazer backup de seus arquivos pessoais.

    Com esta opção, o instalador exibe a partição restante do Windows em azul claro e a futura partição Mageia em azul escuro com seus tamanhos destinados logo abaixo. Você tem a possibilidade de adaptar esses tamanhos, clicando e arrastando a lacuna entre as duas partições. Veja a captura de tela abaixo.

  • Apagar e utilizar o Disco Inteiro.

    Esta opção utilizará a unidade completa para a Mageia.

    Atenção! Esta operação apagará todos os dados do disco rígido selecionado. Tenha cuidado!

    Se você pretende utilizar parte do disco rígido para finalidade, ou você já tem dados na unidade que você não deseja perder, então não utilize esta opção.

  • Personalizado

    Isso lhe dará total controle sobre o local da instalação em seu(s) disco(s) rígido(s).

Partições de dimensionamento:

O instalador irá compartilhar o local disponível de acordo com as seguintes regras:

  • Se o local total disponível é menor do que 50 GB, apenas uma partição é criada para /, não haverá nenhuma partição separada para /home.

  • Se o local total disponível é de mais de 50GB, então três partições são criadas

    • 6/19 do espaço total disponível é atribuída a / com um máximo de 50 GB

    • 1/19 é alocado para área de troca com um máximo de 4 GB

    • o restante (pelo menos 12/19) é atribuído ao /home

Isso significa que a partir de 160 GB ou mais de espaço disponível, o instalador irá criar três partições: 50 GB para /, 4 GB de swap e o resto para /home.

Nota

Se você estiver usando um sistema UEFI, o ESP (EFI partição do sistema) será detectada automaticamente, ou criada se ela não existir ainda, e montada em /boot/EFI. A opção "Custom" é a única que permite verificar caso tenha sido feita corretamente

Atenção

Alguns discos mais recentes, estão usando setores lógicos de 4096 bytes, ao invés do padrão anterior de 512 bytes. Em razão da indisponibilidade de hardware, o programa de particionamento usado na instalação, ainda não foi testado com discos deste tipo. Também alguns discos ssd agora utilizam um erase block com mais de 1 MB. Se você possui um disco deste tipo, sugerimos o pré-particionamento do disco, usando um programa de particionamento alternativo, tipo o gparted, e use a seguinte configuração:

"Arredondar para" "MiB"

"Espaço livre Antes (MiB)" "2"

Certifique-se também que todas as partições tenham sido criadas com um número par de megabytes.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/10/2016
loading table of contents...