Principais Opções do Gerenciador de Inicialização

Nota

Com um sistema UEFI, a interface do usuário é um pouco diferente porque você não pode escolher o carregador de boot (primeira lista drop-down) uma vez que apenas um está disponível

Se você preferir que as configurações do gerenciador de inicialização (bootloader) sejam diferentes daquelas escolhidas automaticamente pelo instalador, você pode alterá-las aqui.

Você pode já ter outro sistema operacional em sua máquina, neste caso, você precisa decidir se deseja adicionar a Mageia no seu gerenciador de inicialização existente, ou permitir que a Mageia crie um novo.

Dica

O menu gráfico da Mageia é ótimo :)

Usando o Gerenciador de Inicialização da Mageia

Por padrão a Mageia grava um novo gerenciador de inicialização (bootlader) GRUB no MBR (Master Boot Record) do seu primeiro disco rígido. Se você já tem outros sistemas operacionais instalados, a Mageia tentará adicioná-los ao seu novo menu de inicialização.

A Mageia agora oferece também o GRUB2 como gerenciador de inicialização opcional, em adição ao GRUB original e Lilo.

Atenção

Os sistemas Linux que utilizam o gerenciador de inicialização GRUB2, atualmente não são suportados pelo GRUB (original) e não serão reconhecidos se for utilizado o GRUB padrão.

A melhor solução neste caso é utilizar o gerenciador de inicialização GRUB2 que está disponível na página de resumo durante a instalação.

Usando um Gerenciador de Inicialização existente

Se você decidir usar um Gerenciador de Inicialização existente, então você precisa se lembrar de PARAR na página de resumo durante a instalação e clicar no botão Configurar "Gerenciador de Inicialização", o que permitirá que você mude o local de instalação do Gerenciador de Inicialização.

Não selecione um dispositivo, por exemplo, "sda", ou você irá substituir sua MBR existente. Você deve selecionar a partição que você escolheu durante a fase de particionamento anterior, por exemplo: sda7.

Para ficar claro, sda é um dispositivo, sda7 é uma partição.

Dica

Ir para tty2 com Ctrl+Alt+F2 e tecle df para verificar onde a partição / (raiz) está. Ctrl+Alt+F7 leva você de volta para a tela do instalador.

O procedimento exato para adicionar o seu sistema Mageia ao Gerenciador de Inicialização existente, está além do escopo desta ajuda, no entanto, na maioria dos casos irá envolver a execução adequado de um programa de instalação do Gerenciador de Inicialização, que deve detectá-lo e adicioná-lo automaticamente. Consulte a documentação para o sistema operacional em questão.

Opções Avançadas do Gerenciador de Inicialização

Se você tiver espaço em disco muito limitado para a partição / (raiz) que contém /tmp, clique em Avançado e marque a caixa Limpar /tmp a cada inicialização. Isto ajuda a obter algum espaço livre adicional.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/07/2015
loading table of contents...