sistema

Nesta tela você pode escolher entre várias ferramentas de sistema e administração. Clique no link abaixo para saber mais.

autenticação

drakauth

Esta ferramenta [26] permite modificar a maneira pela qual você pode ser reconhecido como usuário da máquina ou na rede.

Por padrão, as informações para a sua autenticação é armazenado em um arquivo em seu computador. Modificá-lo apenas se o seu administrador de rede convida-o a fazê-lo e dar informação sobre isso.

Gerenciar Serviços do Sistema

drakxservices

Esta página ainda não foi escrito por falta de recursos. Se você acha que pode escrever esta ajuda, por favor, entre em contato com a equipe de Doc. Agradecendo antecipadamente.

Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando drakxservices como root.

Gerenciar, adicionar e remover fontes. Importação do Windows (TM) fontes

drakfont

Esta ferramenta [27] está presente no Centro de Controle Mageia sob a Sistema guia. Ele permite que você gerencie as fontes disponíveis no computador. A principal tela acima mostra:

  • os nomes das fontes instaladas, estilos e tamanhos.

  • Uma pré-visualização da fonte selecionada.

  • alguns botões explicado aqui mais tarde.

Obtenha Fontes Windows:

Este botão adiciona automaticamente as fontes encontradas na partição do Windows. Você deve ter o Microsoft Windows instalado.

Opções:

Ele permite que você especifique os aplicativos ou dispositivos (impressoras principalmente) capazes de usar as fontes.

Desinstalar:

Este botão é para remover fontes instaladas e, possivelmente, economizar um pouco de espaço. Tenha cuidado ao remover as fontes, pois pode ter consequências graves sobre os documentos que as utilizam.

Importar:

Permite a você instalar fontes por terceiros (CD's,Internet, ...). Os formatos suportados são: ttf,pfa,pfb,pcf,pfm e gsf. Clique no botão Importar e depois em Adicionar, um gerenciador de arquivos irá aparecer onde você poderá selecionar as fontes para instalar, clique em Instalar quando estiver pronto. As fontes serão instaladas no diretório /usr/share/fonts

Se as fontes recém-instaladas (ou removido) não aparece na tela principal DrakFont, feche e abra-o para ver as modificações.

Gerenciar data e hora

drakclock

Esta ferramenta [28] é encontrada no âmbito do Sistema guia no Centro de Controle Mageia rotulado "Gerenciar data e hora ". Em alguns ambientes de trabalho também está disponível através de um clique direito data e hora / Ajustar ... no relógio na bandeja do sistema.

É uma ferramenta muito simples.

Na parte superior esquerda, é o calendário. Na imagem acima, a data é setembro (no canto superior esquerdo), 2012 (no canto superior direito), o segundo (em azul) e é um domingo. Selecione o mês (ou ano), clicando nas pequenas setas em cada lado de setembro (ou 2012). Selecione o dia clicando em seu número.

No canto inferior esquerdo é o Netbook Time Protocol sincronização, é possível ter um relógio sempre a tempo, sincronizando-o com um servidor. Verifique Ativar Network Time Protocol e escolher o servidor mais próximo.

Na parte direita é o relógio. É inútil para acertar o relógio se NTP está habilitado. Três caixas de exibir horas, minutos e segundos (15, 28 e 22 na imagem). Utilize as pequenas setas para ajustar o relógio para a hora correta. O formato não pode ser alterado aqui, ver suas configurações de ambiente desktop para isso.

Pelo menos, no canto inferior direito, selecione seu fuso horário clicando no Alterar fuso horário e escolher na lista a cidade mais próxima.

Nota

Mesmo que isso não é possível escolher um formato de data ou hora nesta ferramenta, eles serão exibidos na área de trabalho de acordo com as configurações de localização.

Gerenciar localização para o seu sistema

localedrake

Esta ferramenta [29]podem ser encontrados na seção Sistema do Centro de Controle Mageia (MCC) chamado "Gerenciar localização para o seu sistema". Ele abre com uma janela na qual você pode escolher o idioma. A escolha é adaptado para os idiomas selecionados durante a instalação.

O botão Avançado dar acesso para ativar a compatibilidade com a codificação antiga (não UTF8).

A segunda janela mostra uma lista de países de acordo com o idioma selecionado. O botão Outros países dá acesso a países não listados.

Você precisa reiniciar a sessão depois de qualquer modificação.

Método de entrada

Em Outros países você também pode selecionar um método de entrada (a partir do menu drop-down na parte inferior da lista). Métodos de entrada permitem a entrada de caracteres em vários idiomas (chinês, japonês, coreano, etc...)

Para localidades asiáticas e africanas, IBus será definido como método de entrada padrão para que os usuários não devem precisar configurá-lo manualmente.

Outros métodos de entrada (SCIM, GCIN, Hime, etc) também oferecem funções semelhantes e podem, caso não esteja disponível a partir do menu drop-down, ser instalado em outra parte do Centro de Controle Mageia. Veja “Gestão de Software (Instalar e Remover Software)”.

Ver e sistema de busca registros

logdrake

Esta ferramenta [30]é encontrada na guia Centro de Controle Mageia, chamado"Ver sistema de busca de registros".

Para fazer uma busca nos registros

Primeiro, digite a seqüência de teclas que deseja procurar no Matchingcampo e/ou a seqüência de teclas que deseja não deseja ver entre as respostas no campo mas que não corresponde. Em seguida, selecione o arquivo(s) para procurar no campo Escolher arquivo. Opcionalmente, é possível limitar a busca para um só dia. Selecione-o no Calendário, usando as pequenas setas em cada lado do mês e ano, e verificar " Mostrar apenas para o dia selecionado". Por fim, clique no botão de busca para ver os resultados na janela chamado Conteudo do arquivo. É possível salvar os resultados no formato txt. Clicando no Salvar botão.

Nota

Os Mageia Ferramentas Logs abriga os logs a partir das ferramentas de configuração Mageia como as ferramentas Cento de Controle Mageia. Esses registros são atualizados cada vez que uma configuração é modificada.

Para configurar um alerta de correio

alerta Correio verifica automaticamente a carga do sistema e dos serviços a cada hora e, se necessário envia um e-mail para o endereço configurado.

Para configurar essa ferramenta, clique no Correio Alerta botão e, em seguida, na próxima tela, no botão Configurar o sistema mail suspensa . Aqui, todos os serviços em execução são exibidos e você pode escolher quais você quer olhar relógio. (Ver imagem acima).

Os seguintes serviços podem ser vistos:

  • Serviço Webmin

  • Servidor de Email Postfix

  • Servidor FTP

  • Servidor Apache World Wide Web

  • Servidor SSH

  • Servidor Samba

  • Servidor Xinetd

  • Nome BIND Domínio Resolve

Na próxima tela, selecione a carga valor você considera inaceitável. A carga representa a demanda de um processo, uma carga elevada retarda o sistema e uma carga muito alta pode indicar que um processo tem saído do controle. O valor padrão é 3. Recomendamos a definição do valor de carga de 3 vezes o número de processadores.

Na última tela, digite o endereço de e-mail da pessoa para ser avisado eo e-mail do servidor usar (local ou na Internet).

Abrir um Terminal como root

drakconsole

Esta ferramenta [31] dá-lhe acesso a um console que está diretamente aberto como root. Não acho que você precisa de mais informações sobre isso.

Usuários e Grupos

userdrake

Esta ferramenta [32] é encontrado sob a Sistema guia no Centro de Controle Mageia chamado "Gerenciar usuários no sistema"

A ferramenta permite que um administrador para gerenciar os usuários e os grupos, isto significa para adicionar ou excluir um usuário ou grupo e para modificar as configurações de usuário e grupo (ID, shell, ...)

Quando userdrake é aberto, todos os usuários existentes no sistema são listados nas guias, e todos os Gruposna guia. Ambos as guias operar da mesma forma.

1 Add Usuario

Este botão abre uma nova janela com todos os campos mostrados vazio:

O campo Nome completo é destinado para a entrada de um nome de família e primeiro nome, mas é possível escrever qualquer coisa ou nada assim!

Acesso é o único campo obrigatório.

Definindo uma senha é altamente recomendado. Há um pequeno escudo, à direita, se é vermelho, a senha é fraca, muito curta ou é muito parecido com o nome de login. Você deve usar números, menor e letras maiúsculas, sinais de pontuação, etc O escudo ficará laranja e verde como a força da senha melhora.

Confirmar senha campo está lá para garantir que você digitou o que pretendia.

Acesso Shell é uma lista suspensa que permite que você mude o shell usado pelo usuário que você está adicionando para baixo, as opções são Bash, Dash and Sh.

Criar um grupo privado para o usuário, se verificado criará automaticamente um grupo com o mesmo nome e que o novo usuário como o único membro (pode ser editado).

As outras opções deveria ser óbvio. O novo usuário é criado imediatamente depois de clicar em OK.

2 add grupo

Você só precisa digitar o nome do novo grupo e, se necessário, a identificação de grupo específico.

3 Editar (um usuario selecionado)

Dados do Usuário: Permite modificar todos os dados fornecidos para o usuário na criação (o ID não pode ser alterado).

Informações Conta:

A primeira opção é para definir uma data de expiração para a conta. A conexão é impossível após esta data. Isto é útil para contas temporárias.

A segunda opção é para bloquear a conta, a conexão é impossível, desde que a conta está bloqueada.

É também possível alterar o ícone.

Senha Informações: Permite definir uma data de expiração para a senha, isso força o usuário a mudar sua senha periodicamente.

Grupo: Aqui você pode selecionar os grupos que o usuário é um membro do grupo.

Nota

Se você estiver modificando uma conta de usuário conectado, as modificações não serão eficazes até a sua/seu próximo login.

4 Editar (com um grupo selecionado)

Dados Grupo: Permite que você modifique o nome do grupo.

Usuários Grupo: Aqui você pode selecionar os usuários que são membros do grupo

5 Excluir

Selecione um usuário ou um grupo e clique em Excluir para removê-lo. Para um usuário, aparece uma janela a perguntar se diretório home e caixa de correio também deve ser excluído. Se um grupo privado foi criado para o usuário, ele será excluído também.

Atenção

É possível excluir um grupo que não está vazio.

6 Atualizar

O banco de dados do usuário pode ser alterado fora de userdrake. Clique neste ícone para atualizar a exibição.

7 Conta de Convidado

convidado é uma conta especial. Pretende-se dar a alguém o acesso temporário ao sistema com total segurança. Entrada é xguest, não há senha, e é impossível fazer modificações no sistema a partir desta conta. Os diretórios pessoais são eliminadas no final da sessão. Esta conta é ativada por padrão, para desativá-lo, clique no menu Ações -> Desinstalar conta de convidado.

Importar Documentos e Configurações do MS Windows®

transfugdrake

Esta ferramenta[33] é encontrada sob o Sistema guia no Centro de Controle Mageia rotulada Importação do Windows documentos (TM) e as configurações

A ferramenta permite que um administrador para importar os documentos do usuário e configurações de um Windows® 2000, Windows®XP ouWindowsVista™ instalação no mesmo computador que a instalação Mageia.

Atenção

Por favor, note que todas as alterações serão aplicadas por transfugdrake imediatamente após pressionar Próxima.

Depois de iniciar transfugdrake você vai ver a primeira página do assistente, com uma explicação sobre a ferramenta e as opções de importação.

Assim que você ler e entender as instruções, pressione o botão Próxima. Isso deve executar uma detecção de do Windows® instalação.

Quando a etapa de detecção é completo, você verá uma página que permite que você escolha as contas em do Windows® e Mageia para o procedimento de importação. É possível escolher outra conta de usuário do que o seu próprio.

Nota

Por favor tenha em conta que, devido ao migrar-assistente (o backend do transfugdrake) limitações do Windows® marca registrada nomes de conta de usuário com símbolos especiais podem ser exibidos incorretamente.

Nota

A migração pode levar algum tempo, dependendo do tamanho das pastas de documentos.

Atenção

Alguns do Windows ® aplicações (especialmente drivers) pode criar contas de usuário para diferentes fins. Por exemplo, drives da NVidia do Windows® são atualizadas com UpdatusUser. Por favor, não use essas contas para efeitos de importação.

Quando você terminar com a imprensa seleção contas Próxima. A página seguinte é usada para selecionar um método de importar documentos:

Transfugdrake é projetado para importar do Windows ®dados deMeus Documentos, Minhas MusicaseMinhas imagens pastas. É possível pular de importação, selecionando o item apropriado nesta janela.

Quando você terminar com o método de importação documento escolhendo imprensa Próxima. A página seguinte é usada para selecionar um método para importar os favoritos:

Transfugdrake pode importar Internet Explorer e Mozilla Firefox favoritos com as fichas de Mageia Mozilla Firefox instância.

Escolha a opção de importação preferencial e pressione o botão Próxima.

A próxima página permite que você importe o fundo do desktop:

Escolha a opção preferida e pressione o botão Próxima.

A última página do assistente mostra alguma mensagem congratulações. Basta pressionar o botão Finish.

Snapshots

draksnapshot-config

Esta ferramenta [34] está disponível no Sistemado MCC, nas ferramentas de administração seção.

Quando você iniciar essa ferramenta em MCC, pela primeira vez, você verá uma mensagem sobre a instalação draksnapshot. Clique em Instalar para prosseguir. Draksnapshot e alguns outros pacotes que necessita será instalado.

Clique novamente em Snapshots, você vai ver tela deConfigurações . Assinale habilitar backups e, se você deseja fazer backup de todo o sistema, backup de todo o sistema .

Se você só quer parte backup dos seus diretórios, em seguida, escolha Avançado. Você verá uma pequena tela pop-up. Use o AdicionareRemover botões ao lado da lista backup para incluir ou excluir os diretórios e arquivos do backup. Use os mesmos botões ao lado da lista Excluir para remover subdiretórios e/ou arquivos dos diretórios escolhidos, que devem não ser incluídos no backup . Clique em Fechar quando você está feito.

Agora dê o caminho para Onde fazer backup, ou escolher o Navegador para selecionar o caminho correto. Qualquer montado HD externo ou pen USB-pode ser encontrado em /run/media/usuário/.

Clique em Aplicar para fazer o instantâneo.



[26] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando drakauth como root.

[27] You can start this tool from the command line, by typing drakfont as root.

[28] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando drakclock como root.

[29] Você também pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando localedrake como root.

[30] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando logdrake como root.

[31] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando drakboot como root.

[32] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando userdrake como root.

[33] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando transfugdrake como root.

[34] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando draksnapshot-config como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 11/03/2021
loading table of contents...