17. Principais Opções do Gerenciador de Inicialização

Se você preferir que as configurações do gerenciador de inicialização (bootloader) sejam diferentes daquelas escolhidas automaticamente pelo instalador, você pode alterá-las aqui.

Você pode já ter outro sistema operacional em sua máquina, neste caso, você precisa decidir se deseja adicionar a Mageia no seu gerenciador de inicialização existente, ou permitir que a Mageia crie um novo.

[Dica]

O menu gráfico da Mageia é ótimo :)

17.1. Usando o Gerenciador de Inicialização da Mageia

Por padrão a Mageia grava um novo gerenciador de inicialização (boot) GRUB na MBR (Master Boot Record) no seu primeiro disco rígido. Se você já tem outros sistemas operacionais instalados, a Mageia tenta adicioná-los ao seu novo menu de inicialização da Mageia.

Isso funciona corretamente na maioria dos casos para sistemas Linux e Windows®.

[Atenção]

Os sistemas Linux que usam o Gerenciador de Inicialização GRUB2 (por exemplo, os mais recentes Debian/Ubuntu e derivados) não são suportados atualmente e não serão reconhecido. Uma possível solução para isso é seguir os passos explicados aqui Seção 18.1, “Adicionando manualmente um sistema baseado no GRUB2” antes de instalar a Mageia ao lado de tais sistemas, porém não há garantia.

Se você já está instalando a Mageia sem ter tomado essas medidas (e ainda não conhece a versão GRUB2 e/ou sua partição raiz), então, instale o gerenciador de inicialização (bootloader) Mageia na partição raiz por enquanto (veja a próxima seção), e verifique seu sistema baseado no GRUB2 após a reinicialização, no final da instalação. Note que você ainda não será capaz de inicializar a Mageia, mas você vai ser capaz de usar o Mageia DVD de instalação para realizar uma rápida "instalação de atualização" em uma data posterior, para instalar corretamente o Gerenciador de Inicialização na MBR.

17.2. Usando um Gerenciador de Inicialização existente

Se você decidir usar um Gerenciador de Inicialização existente, então você precisa se lembrar de PARAR na página de resumo durante a instalação e clicar no botão Configurar "Gerenciador de Inicialização", o que permitirá que você mude o local de instalação do Gerenciador de Inicialização.

Não selecione um dispositivo, por exemplo, "sda", ou você irá substituir sua MBR existente. Você deve selecionar a partição que você escolheu durante a fase de particionamento anterior, por exemplo: sda7.

Para ficar claro, sda é um dispositivo, sda7 é uma partição.

[Dica]

Ir para tty2 com Ctrl+Alt+F2 e tecle df para verificar onde sua partição / (raiz) está. Ctrl+Alt+F7 leva você de volta para a tela do instalador.

O procedimento exato para adicionar o seu sistema Mageia em Gerenciador de Inicialização existente está além do escopo desta ajuda, no entanto, na maioria dos casos irá envolver a execução de um adequado programa de instalação do Gerenciador de Inicialização, que deve detectá-lo e adicioná-lo automaticamente. Consulte a documentação para o sistema operacional em questão.

17.3. Opções Avançadas do Gerenciador de Inicialização

Se você tiver espaço em disco muito limitado para a partição / (raiz) que contém /tmp, clique em Avançado e marque a caixa Limpar /tmp a cada inicialização. Isto ajuda a manter algum espaço livre.

loading table of contents...