Compartilhar unidades e diretórios usando NFS

draknfs

Pré-requisitos

Quando o assistente [38] é lançado pela primeira vez, ele pode exibir a seguinte mensagem:

O pacote nfs-utils precisa ser instalado. Você quer instalá-lo?

Após concluir a instalação, uma janela com uma lista vazia é exibida.

janela principal

É exibida uma lista de diretórios que são compartilhados. Neste passo, a lista está vazia. O Adicionar dá acesso a uma ferramenta de configuração.

Alterar inscrição

A ferramenta de configuração é chamado "Modify entry". Ele também pode ser lançado com o botão Modificar. Os seguintes parâmetros estão disponíveis.

Diretório NFS

Aqui você pode especificar qual diretório é para ser compartilhado. O botão Diretório dá acesso a um navegador para escolhê-lo.

host Access

Aqui você pode especificar os anfitriões que estão autorizados a acessar o diretório compartilhado.

Clientes NFS pode ser especificado em uma série de maneiras:

único host: uma série ou de um nome abreviado reconhecido ser a resolver, o nome de domínio totalmente qualificado ou um endereço IP

netgroups: netgroups NIS pode ser dada como @grupo.

wildcards: nomes de máquina podem conter os caracteres curinga * e ?. Por exemplo: *.cs.foo.edu corresponde a todos os anfitriões no domínio cs.foo.edu.

redes IP: você também pode exportar listas para todos os hosts em uma rede IP (sub-) simultaneamente. Por exemplo, tanto `/ 255.255.252.0 'ou` /22' anexado ao endereço de base da rede.

ID Mapeamento de Usuário

mapa usuário root como anônimo: mapas pedidos de uid/gid 0 para o anônimo uid/gid (root_squash). O usuário root do cliente não pode ler ou gravar os arquivos no servidor que são criados pela raiz no próprio servidor.

permitir o acesso remoto via raiz: desplugar a raiz. Esta opção é útil principalmente para clientes sem disco (no_root_squash).

mapear todos os usuários para usuário anônimo: mapeia todos os UIDs e GIDs para o usuário anônimo (all_squash). Útil para diretórios FTP público NFS-exportados, diretórios notícias carretel, etc A opção oposta há nenhum usuário mapeamento UID (no_all_squash), que é a configuração padrão.

anonuid e anongid: definir explicitamente o uid e gid da conta anônima.

opções avançadas

Secured Conexão: esta opção requer que os pedidos têm origem em uma porta internet menos de IPPORT_RESERVED (1024). Esta opção é ativada por padrão.

Read-Only share: permitir ou apenas ler ou ler e escrever pedidos neste volume NFS. O padrão é não permitir qualquer pedido que muda o sistema de arquivos. Isso também pode ser explicitado por usar esta opção.

acesso Synchronous: impede que o servidor NFS de violar o protocolo NFS e para responder aos pedidos antes de quaisquer alterações feitas por estes pedidos foram cometidos para armazenamento estável (por exemplo, unidade de disco).

Subtree verificação: ativar a verificação sub-árvore que pode ajudar a melhorar a segurança, em alguns casos, mas pode diminuir a confiabilidade. Veja as exportações (5) man page para obter mais detalhes.

entradas de menu

Até agora, a lista tem pelo menos uma entrada.

Arquivo|Escrever conf

Salve a configuração atual.

Servidor NFS|Restart

O servidor está parado e reiniciado com os arquivos de configuração atuais.

Servidor NFS|Recarregar

A configuração apresentada é recarregado a partir dos arquivos de configuração atual.



[38] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando draknfs como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 14/07/2017
loading table of contents...