Configure o sistema de inicialização

drakboot

Se você estiver usando um sistema UEFI em vez de BIOS, a interface do usuário é ligeiramente diferente como o dispositivo de inicialização é, obviamente, a partição do sistema EFI (ESP).

Esta ferramenta[48] permite configurar as opções de inicialização (escolha do bootloader, defina uma senha, o padrão de inicialização, etc.)

Pode ser encontrada na guia de inicialização no Centro de Controle Mageia rotulado como "sistema de inicialização de configuração".

Atenção

Não use esta ferramenta se você não sabe exatamente o que você está fazendo. Alterando algumas configurações podem impedir a sua máquina de inicializar de novamente!

Na primeira parte, chamada Bootloader, é possível se usar BIOS, a escolha do botão usar a opção Bootloader, Grub, Grub2 vs Lilo, e com um gráfico ou um menu de texto. É apenas uma questão de gosto, não há outras consequências. Você também pode definir o dispositivo de inicialização, não muda nada aqui a não ser que você seja um especialista. O dispositivo de boot é onde o bootloader está instalado e qualquer modificação pode impedir a sua máquina de inicializar.

Em um sistema UEFI, o bootloader é Grub2-efi e está instalado na partição / boot / EFI. Esta partição formatada FAT32 é comum a todos os sistemas operacionais instalados.

Na segunda parte, chamada Opções principais, você pode definir o Atraso antes de inicializar a imagem padrão , em segundos. Durante este atraso, Grub ou Lilo irá exibir a lista de sistemas operacionais disponíveis, pedindo-lhe para fazer a sua escolha. Se nenhuma seleção for feita, o bootloader irá inicializar por padrão uma vez que o atraso decorrer.

Na terceira e última parte, chamado Segurança, é possível configurar uma senha para o gerenciador de inicialização. Isso significa que um usuário e uma senha serão solicitados no momento de inicialização para selecionar uma entrada de inicialização ou alterar as configurações. O nome de usuário é "root" e a senha é escolhida aqui.

O botão Avançado dá algumas opções extras.

Enable ACPI:

ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) é um padrão para o gerenciamento de energia. Ele pode economizar energia, parando os dispositivos não utilizados, este foi o método usado antes do APM. Marque esta caixa se o seu hardware é compatível com ACPI.

Enable SMP:

SMP significa symmetric multi processadores, é uma arquitetura para processadores multicore.

Nota

Se você tem um processador com HyperThreading, Mageia vai vê-lo como um processador dual e ativar o SMP.

Habilitar APICeHabilitar APIC Local:

APIC significa Advanced Controlador de interrupção programável. Há dois componentes no sistema Intel APIC, o local APIC (LAPIC) e APIC / S. A uma rotas as interrupções que os recebe autos periféricos para uma ou mais APICs locais que estão no processador. É realmente útil para sistemas multi-processador. Alguns computadores têm problemas com o sistema APIC o que pode causar congelamentos ou detecção de dispositivo incorreto (mensagem de erro "espuria 8259A interrupção: IRQ7 "). Neste caso, desative APIC e / ou APIC Local.

A tela Próximo difere dependendo do carregador de inicialização escolhido.

  • Você tem Grub Legacy ou Lilo:

    Neste caso, você pode ver a lista de todas as entradas disponíveis em tempo de boot. O padrão é o asterisco. Para alterar a ordem das entradas do menu, clique em cima ou para baixo setas para mover o item selecionado. Se você clicar no botão Adicionar ou Modificar botões, aparece uma nova janela para adicionar uma nova entrada no menu bootloader ou para modificar um já existente. Você precisa estar familiarizado com o LILO ou GRUB para ser capaz de usar essas ferramentas.

    O campo Rótulo é de forma livre, escreva aqui o que você deseja ser exibido no menu. Ele corresponde ao Grub comando "título ". Por exemplo: Mageia 3.

    O campo Imagem contém o nome do kernel. Ele corresponde ao Grub comando "do kernel". Por exemplo /boot /vmlinuz.

    O campo Raiz contém o nome do dispositivo onde o kernel está armazenado. Ele corresponde ao Grub comando "root". Por exemplo, (hd0, 1).

    O Anexo contém as opções a serem dadas para o kernel no momento da inicialização.

    Se a caixa Padrão estiver marcada, o Grub irá inicializar esta entrada por padrão.

    Na tela extra chamado de Avançado, é possível escolher o modo Vídeo, um arquivoinitrd e perfil da rede, veja “Gerenciar diferentes perfis de rede”, nas listas drop-down.

  • Você tem Grub2 ou Grub2-efi (carregadores de inicialização usados por padrão, respectivamente, no modo Legacy e no modo UEFI):

    Neste caso, a lista suspensa rotulada Padrão exibe todas as entradas disponíveis; Clique sobre o querido como o padrão.

    O Anexo contém as opções a serem dadas para o kernel no momento da inicialização.

    Se você tiver outros sistemas operacionais instalados, o Mageia tentará adicioná-los ao menu de inicialização do Mageia. Se você não quiser esse comportamento, desmarque a caixa Probe Foreign OS

    Na tela extra chamada Avançado, é possível escolher o Modo de vídeo. Se você não quiser um Mageia inicializável, mas para carregá-lo em cadeia a partir de outro sistema operacional, marque a caixa Não toque em ESP ou MBR e aceite o aviso.

    Atenção

    Não instalar em ESP ou MBR significa que a instalação não é inicializável a menos que a cadeia seja carregada a partir de outro sistema operacional.

    Para definir muitos outros parâmetros, você pode usar a ferramenta chamada Grub Customizer, disponível nos repositórios Mageia (veja abaixo).



[48] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando drakboot como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 14/07/2017
loading table of contents...