Usuários e Grupos

userdrake

Esta ferramenta [32] é encontrado sob a Sistema guia no Centro de Controle Mageia chamado "Gerenciar usuários no sistema"

A ferramenta permite que um administrador para gerenciar os usuários e os grupos, isto significa para adicionar ou excluir um usuário ou grupo e para modificar as configurações de usuário e grupo (ID, shell, ...)

Quando userdrake é aberto, todos os usuários existentes no sistema são listados nas guias, e todos os Gruposna guia. Ambos as guias operar da mesma forma.

1 Add Usuario

Este botão abre uma nova janela com todos os campos mostrados vazio:

O campo Nome completo é destinado para a entrada de um nome de família e primeiro nome, mas é possível escrever qualquer coisa ou nada assim!

Acesso é o único campo obrigatório.

Definindo uma senha é altamente recomendado. Há um pequeno escudo, à direita, se é vermelho, a senha é fraca, muito curta ou é muito parecido com o nome de login. Você deve usar números, menor e letras maiúsculas, sinais de pontuação, etc O escudo ficará laranja e verde como a força da senha melhora.

Confirmar senha campo está lá para garantir que você digitou o que pretendia.

Acesso Shell é uma lista suspensa que permite que você mude o shell usado pelo usuário que você está adicionando para baixo, as opções são Bash, Dash and Sh.

Criar um grupo privado para o usuário, se verificado criará automaticamente um grupo com o mesmo nome e que o novo usuário como o único membro (pode ser editado).

As outras opções deveria ser óbvio. O novo usuário é criado imediatamente depois de clicar em OK.

2 add grupo

Você só precisa digitar o nome do novo grupo e, se necessário, a identificação de grupo específico.

3 Editar (um usuario selecionado)

Dados do Usuário: Permite modificar todos os dados fornecidos para o usuário na criação (o ID não pode ser alterado).

Informações Conta:

A primeira opção é para definir uma data de expiração para a conta. A conexão é impossível após esta data. Isto é útil para contas temporárias.

A segunda opção é para bloquear a conta, a conexão é impossível, desde que a conta está bloqueada.

É também possível alterar o ícone.

Senha Informações: Permite definir uma data de expiração para a senha, isso força o usuário a mudar sua senha periodicamente.

Grupo: Aqui você pode selecionar os grupos que o usuário é um membro do grupo.

Nota

Se você estiver modificando uma conta de usuário conectado, as modificações não serão eficazes até a sua/seu próximo login.

4 Editar (com um grupo selecionado)

Dados Grupo: Permite que você modifique o nome do grupo.

Usuários Grupo: Aqui você pode selecionar os usuários que são membros do grupo

5 Excluir

Selecione um usuário ou um grupo e clique em Excluir para removê-lo. Para um usuário, aparece uma janela a perguntar se diretório home e caixa de correio também deve ser excluído. Se um grupo privado foi criado para o usuário, ele será excluído também.

Atenção

É possível excluir um grupo que não está vazio.

6 Atualizar

O banco de dados do usuário pode ser alterado fora de userdrake. Clique neste ícone para atualizar a exibição.

7 Conta de Convidado

convidado é uma conta especial. Pretende-se dar a alguém o acesso temporário ao sistema com total segurança. Entrada é xguest, não há senha, e é impossível fazer modificações no sistema a partir desta conta. Os diretórios pessoais são eliminadas no final da sessão. Esta conta é ativada por padrão, para desativá-lo, clique no menu Ações -> Desinstalar conta de convidado.



[32] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando userdrake como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/10/2016
loading table of contents...