Partilhe as partições do disco rígido

diskdrake --fileshare

Esta simples ferramenta[42] permite que você, o administrador, para permitir que os usuários compartilhem partes de seus próprios diretórios /home com outros usuários de uma mesma rede local que pode ter computadores com Linux ou sistema operacional Windows.

Pode ser encontrada no Centro de Controle Mageia, sob a guia do disco local, chamado "Partilhe as partições do disco rígido ".

Em primeiro lugar, responder à pergunta: "Gostaria que permite aos usuários compartilhar alguns de seus diretórios ", clique em Sem partilha se a resposta é não para todos os usuários, clique em Permitir que todos os usuários para todos os usuários e clique em Personalizado se a resposta é não para alguns usuários e sim para os outros. Neste último caso, os usuários que estão autorizados a compartilhar seus diretórios devem pertencer ao grupo de compartilhamento de arquivos, que é criado automaticamente pelo sistema. Você será questionado sobre isso mais tarde.

Clique em OK, uma segunda tela aparece que pede para você escolher entre NFS ou SMB . Verifique NFS se o Linux é o único sistema operacional em rede, verifique SMB se a rede inclui tanto máquinas Windows Linux e em seguida, clique em OK. Todos os pacotes necessários serão instalados, se necessário.

A configuração está concluída, a menos que a opção Personalizar foi escolhido. Neste caso, uma tela extra pede-lhe para abrir Userdrake. Esta ferramenta permite que você adicione os usuários autorizados a partilhar os seus diretórios para o grupo de compartilhamento de arquivos. Na guia do usuário, clique no usuário a adicionar ao grupo de compartilhamento de arquivos, em seguida, Editar, Na aba Grupos. Verifique o grupo de compartilhamento de arquivos e clique em OK. Para mais informações sobre Userdrake, consulte esta página

Nota

Ao adicionar um novo usuário ao grupo de compartilhamento de arquivos, você tem que desligar e religar a rede para as modificações serem levados em conta.

A partir de agora cada usuário pertencente ao grupo fileshare pode selecionar em sua / seu gerenciador de arquivos nos diretórios para ser compartilhado, embora nem todos os gerenciadores de arquivos têm essa facilidade.



[42] Você pode iniciar esta ferramenta de linha de comando, digitando diskdrake --fileshare como root.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/10/2016
loading table of contents...