Bootloader

Grub2

Grub2 em sistemas "Legacy" MBR/GPT

  • O GRUB2 (com ou sem menu gráfico) será usado exclusivamente como o "bootloader" para um sistema "Legacy"/MBR ou "Legacy"/GPT.

  • Por padrão, um novo "bootloader" será gravado no MBR (Master Boot Record) do seu primeiro disco rígido ou na partição "boot" de inicialização do BIOS.

Grub2-efi nos sistemas UEFI

  • O GRUB2-efi será usado, exclusivamente, como o "bootloader" para um sistema UEFI.

  • Por padrão, um novo bootloader (Grub2-efi) será gravado no ESP (EFI System Partition).

    Se já houver sistemas operacionais baseados em UEFI instalados em seu computador (Windows 8, por exemplo), o instalador Mageia detectará a ESP existente criado pelo Windows e adicionará o grub2-efi a ele. Se não houver ESP, será criada uma. Embora seja possível ter várias ESPs, apenas uma é necessária, para qualquer que seja o número de sistemas operacionais que você possui.

Configuração "Bootloader"

Principais Opções do Gerenciador de Inicialização

  • Para usar Bootloader

    Este recurso está disponível apenas para sistemas "Legacy" MBR/BIOS. Os usuários de sistemas UEFI não verão essa opção aqui.

  • dispositivo de inicialização de boot

    Não mude isso, a menos que você realmente saiba o que está fazendo

  • Atraso antes de inicializar a imagem padrão

    Essa caixa de diálogo permite definir um atraso, em segundos, antes que o sistema operacional padrão seja inicializado.

  • Segurança

    Isso permite que você defina uma senha para o gerenciador de inicialização. Significa que um nome de usuário e senha serão solicitados durante a inicialização, para escolher uma entrada de inicialização ou alterar as configurações. Isso é opcional, e a maioria das pessoas provavelmente não precisará disso. O nome de usuário é root e a senha é a escolhida daqui em diante.

  • Senha

    Escolha uma senha para o "bootloader" (opcional)

  • Senha (novamente)

    Repita a senha e o DrakX verificará se corresponde ao que foi definido acima

Avançado

  • Ativar ACPI

    ACPI (Advanced Configuration e Power Interface) é um padrão para gerenciamento de energia. Pode poupar energia parando os dispositivos não utilizados. A desmarcação pode ser útil se, por exemplo, seu computador não suportar o ACPI ou se você achar que a implementação da ACPI pode causar alguns problemas (por exemplo, reinicializações aleatórias ou travamentos do sistema).

  • Ativar SMP

    Esta opção ativa/desativa o multiprocessamento simétrico para processadores "multi-core"

  • Ativar APIC

    Habilitar APIC dá ao sistema operacional acesso ao "Advanced Programmable Interrupt Controller". Os dispositivos APIC permitem modelos de prioridade mais complexos e gerenciamento avançado de IRQ (solicitação de interrupção).

  • Ativar APIC local

    Aqui você pode definir o APIC Local, que gerencia todas as interrupções externas para um processador específico em um sistema SMP

Configuração do Gerenciador de Inicialização

  • Padrão

    O sistema operacional a ser iniciado por padrão.

  • Acrescentar

    Esta opção permite que você passe informações para o "kernel' ou diga ao "kernel" para lhe dar mais informações ao inicializar.

  • Examinar sistema estrangeiro OS

    Se você já tem outros sistemas operacionais instalados, a Mageia tenta adicioná-los ao seu novo menu de inicialização de boot Mageia. Se você não quiser esse comportamento, desmarque a opção "Examinar sistema estrangeiro" Probe Foreign OS.

Avançado

  • Modo de vídeo

    Isso define o tamanho da tela e a profundidade de cor a serem usadas pelo menu de inicialização de boot. Se você clicar no triângulo abaixo, terá outras opções de tamanho e profundidade de cor.

  • Não toque em ESP ou MBR

    Selecione essa opção se você não quiser a inicialização da Mageia, mas sim, seu carregamento em cadeia a partir de outro sistema operacional. Você receberá um aviso de que o "bootloader" está faltando. Clique em Ok se tiver certeza de que compreende as implicações e deseja prosseguir.

Outras Opções

Usando um Gerenciador de Inicialização existente

O procedimento exato para adicionar a Mageia a um gerenciador de inicialização existente está além do escopo desta documentação. No entanto, na maioria dos casos, isso envolverá a execução do programa de instalação do carregador de inicialização relevante, que deve detectar a Mageia e incluir, automaticamente, uma entrada para ela no menu do carregador de inicialização. Consulte a documentação do sistema operacional relevante.

Instalando sem um gerenciador de inicialização

Embora você possa optar por instalar o Mageia sem um "bootloader" (consulte a seção 2.1 Avançado), isso não é recomendado, a menos que você saiba absolutamente o que está fazendo, pois, sem algum tipo de "bootloader", o sistema operacional não poderá ser iniciado.

Adicionando ou Modificando uma Entrada do Menu de Inicialização

Para fazer isso, você precisa editar manualmente o arquivo "/boot/grub2/custom.cfg" ou usar o programa grub-customizer (disponível nos repositórios da Mageia).

Nota

Para mais informações, consulte: https://wiki.mageia.org/en/Grub2-efi_and_Mageia


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/07/2019
loading table of contents...