Firewall

Esta seção permite configurar algumas regras de firewall simples: eles determinam qual tipo de mensagem da Internet será aceita pelo sistema alvo. Isso, por sua vez, permite que os serviços correspondentes do sistema sejam acessíveis pela Internet.

Na configuração padrão, nenhum botão está marcado - nenhum serviço do sistema é acessível da rede. O botão "Tudo (sem firewall)" tem uma função específica: ele permite o acesso a todos os serviços da máquina - uma opção que não faz muito sentido no contexto do instalador, pois criaria um sistema totalmente desprotegido. O seu verdadeiro uso é o contexto do Mageia Control Center (que usa o mesmo layout GUI) para desabilitar temporariamente todo o conjunto de regras de firewall para fins de teste e depuração.

Todos os outros botões de verificação são mais ou menos auto-explicativos. Por exemplo, você verificará o botão "servidor CUPS" se desejar que as impressoras em sua máquina sejam acessíveis a partir da rede.

Avançado

O conjunto de botões de verificação apenas compreende os serviços mais comuns. O botão "Avançado" permite habilitar mensagens que correspondem a um serviço para o qual não existe um botão de verificação. O botão "Avançado" abre uma janela onde você pode habilitar uma série de serviços digitando uma lista de casais (em branco)

<port-number>/<protocol>

- < port-number> é o valor da porta atribuída ao serviço que você deseja habilitar (por exemplo, 873 para o serviço RSYNC) conforme definido no RFC-433;
- < protocol> é um do TCP ou UDP - o protocolo de internet que é usado pelo serviço.

Por exemplo, a entrada para permitir o acesso ao serviço RSYNC é, portanto, de 873/tcp.

Caso um serviço seja implementado para usar ambos os protocolos, você especifica 2 casais para a mesma porta.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 14/07/2017
loading table of contents...