Particionamento

Particionamento sugerido

Nesta tela você pode ver o conteúdo do seu disco rígido(s) juntamente com as propostas de particionamento do DrakX para onde instalar o Mageia.

As opções atuais disponíveis mostradas abaixo irão variar de acordo com o layout e o conteúdo de seu disco rígido(s) específico.

Opções Principais

  • Usar Partições Existentes

    Se esta opção estiver disponível, então partições existentes compatíveis com o Linux foram encontrados e podem ser utilizadas para a instalação.

  • Usar Espaço Livre

    Se você tiver espaço não utilizado em seu disco rígido, então esta opção irá usá-lo para a sua nova instalação da Mageia.

  • Usar espaço livre de uma Partição do Windows

    Se você tiver espaço não utilizado em uma partição existente do Windows, o instalador poderá se oferecer para usá-lo. Esta pode ser uma maneira útil de criar espaço para a sua nova instalação do Mageia, mas é uma operação arriscada, portanto, certifique-se de ter feito backup de todos os arquivos importantes!

    Com essa opção, o instalador exibe a partição restante do Windows em azul claro e a partição Mageia proposta em azul escuro com os tamanhos pretendidos. Você tem a opção de modificar esses tamanhos clicando e arrastando a lacuna entre as duas partições. Veja a seguinte imagem:

  • Apagar e usar o disco inteiro

    Está opção usará todo do espaço para a instalação Mageia

    Atenção

    Isso apagará TODOS os dados no HD selecionado. Cuidado! Se você pretende usar parte do disco para outra coisa, ou se já tem dados na unidade que não estão salvos em backup, não use essa opção.

    Importante

    Note que isto envolve a redução do tamanho da partição do Windows. A partição deve ser "limpa", o que significa que o Windows deve ter fechado corretamente na última vez que foi usado. Deve também ter sido desfragmentado, embora isto não seja uma garantia de que todos os arquivos da partição foram movidos para fora da área que está prestes a ser usada. É altamente recomendável fazer backup de seus arquivos pessoais.

  • Particionamento de disco personalizado

    Isso lhe dará total controle sobre o local da instalação em seu(s) disco(s) rígido(s).

Se você não estiver usando a opção de particionamento de disco personalizado , o instalador alocará o espaço disponível de acordo com as seguintes regras:

  • Se o espaço total disponível for menor que 50 GB, apenas uma partição será criada. Esta será a partição / (root).

  • Se o espaço total disponível for maior que 50 GB, então três partições serão criadas

    • 6/19 do espaço total disponível é alocado para partição / raiz com um máximo de 50 GB

    • 1/19 é alocado para partição swap com um máximo de 4 GB

    • o restante (pelo menos 12/19) é atribuído a partição /home

Isso significa que, a partir de 160 GB ou mais de espaço disponível, o instalador criará três partições:

  • 50 GB para /

  • 4 GB para swap

  • e o restante para /home

Nota

Se você estiver usando um sistema UEFI, o ESP (EFI System Partition) será automaticamente detectado - ou criado, se ainda não existir - e montado em /boot/EFI . A opção de particionamento de disco personalizado é a única que permite verificar se foi feito corretamente.

Se você estiver usando o sistema Legacy (também conhecido como BIOS) com um disco particionado GPT, será necessário criar uma partição de boot de inicialização da BIOS, se ela ainda não existir. Deve ter cerca de 1 MiB sem ponto de montagem. Ele pode ser criado com o instalador, sob o particionamento de disco personalizado, como qualquer outra partição. Certifique-se de selecionar a partição de inicialização da BIOS para o tipo de sistema de arquivos.

Veja DiskDrakepara obter informações sobre como proceder.

Importante

Algumas unidades de armazenamento mais recentes agora usam setores lógicos de 4096 bytes, em vez do padrão anterior de 512. Devido à falta de hardware disponível, a ferramenta de particionamento usada no instalador não foi testada com essa unidade.

Alguns dispositivos SSD agora usam um tamanho de bloco de escrita acima de 1 MB. Se você tiver um dispositivo desse tipo, sugerimos que você particione a unidade com antecedência, usando uma ferramenta de particionamento alternativa, como gparted, e use as seguintes configurações:

  • Alinhar para = MiB

  • Espaço livre anterior (MiB) = 2

Certifique-se também de que todas as partições sejam criadas usando um número par de megabytes.

Escolha os pontos de montagem

Aqui você vê as partições do Linux que foram encontradas no seu computador. Se você não concordar com as sugestões do DrakX, você mesmo pode alterar os pontos de montagem.

  • À esquerda do menu, há uma lista de partições disponíveis. Por exemplo: sdaé um disco rígido e 5é o número da partição, seguido por (capacidade, ponto de montagem, tipo de sistema de arquivos) da partição.

  • Se você tem inúmeras partições, você consegue escolher diferentes pontos de montagem do menu, como /, /home e /var. Você consegue inclusive criar seus próprios pontos de montagem, por exemplo /video para uma partição onde você deseja armazenar seus filmes, ou talvez /Dados para todos os seus arquivos de dados.

  • Para quaisquer partições que você não precise usar, você pode deixar o campo de ponto de montagem em branco.

Atenção

Se você fizer qualquer alteração aqui, verifique que você tem uma partição / (raiz).

Dica

Se você não está certo o que escolher, clique Voltarpara voltar e então marque Particionamento customizado do disco , onde você consegue clicar sobre uma partição para visualizar seus tipos e tamanhos.

Se você está certo que os pontos de montagem estão corretos, clique em Próximo , e escolha se você deseja apenas formatar a partição sugerida pelo DrakX ou mais.

Confirme o disco rígido para ser formatado

  • Clique em anterior se não tiver certeza da sua escolha

  • Clique em Avançar, para continuar, se tiver certeza de que todas as partições, todos os sistemas operacionais e todos os dados gravados no disco rígido podem ser apagados.

Particionamento de disco personalizado com DiskDrake

  • Modifique o layout de seu disco(s) aqui. Você pode remover ou criar partições, alterar o sistema de arquivos ou o tamanho de uma partição e até mesmo visualizar os detalhes antes de começar.

  • Há uma guia na parte superior para cada disco rígido detectado (ou outro dispositivo de armazenamento, como uma disco USB). Na imagem acima, há dois dispositivos disponíveis: sda e sdb.

  • Para todas as outras ações: clique na partição desejada primeiro. Em seguida, visualize-o ou escolha um sistema de arquivos e um ponto de montagem, redimensione-o ou limpe-o. Modo Expert fornece mais opções, como rotular (nome) para uma partição ou escolher um tipo de partição.

  • Continue até ajustar tudo de acordo com suas necessidades, e em seguida, clique em Pronto quando estiver pronto.

Atenção

  1. Tome cuidado com a opção Limpar tudo , use-a somente se tiver certeza de que deseja limpar todas as partições no dispositivo de armazenamento selecionado.

  2. Se você deseja usar criptografia em sua partição / , você deve ter uma partição /boot separada. A opção de criptografia para a partição /boot NÃO deve ser definida, caso contrário, o sistema não será inicializado.

Importante

  • Se você estiver instalando o Mageia em um sistema UEFI, verifique se um ESP (Sistema de partição EFI) está presente e montado corretamente em /boot/EFI. Veja a Figura 1 abaixo.

  • Se você estiver instalando o Mageia em um sistema Legacy/GPT, verifique se há uma partição de inicialização da BIOS e do tipo correto. Veja a Figura 2 abaixo.

Figura 1. Partição de Sistema EFI

Partição de Sistema EFI

Figura 2. Partição de inicialização do BIOS (binary IO ystem)

Partição de inicialização do BIOS (binary IO ystem)

Formatação

Aqui você pode escolher quais partições deseja formatar. Quaisquer dados, em partições não marcadas para formatação, serão preservados.

Normalmente, pelo menos as partições selecionadas pelo DrakX precisam ser formatadas.

Clique em Avançado para escolher as partições que você procura analisar por bad blocks

Dica

Se você não tiver certeza de ter feito a escolha certa, clique em Anterior, novamente em Anterior e, em seguida, em Personalizar para voltar à tela principal, onde poderá optar por visualizar os detalhes de suas partições.

Quando tiver certeza sobre as seleções, clique em Avançar para continuar.


CC BY-SA 3.0
Uploaded on 02/07/2019
loading table of contents...